background

Blog

Tudo sobre o logotipo da Mercedes-Benz
Image01

Hoje vamos descobrir toda a história por trás da famosíssima e icónica estrela de três pontas da Mercedes-Benz! Quem nunca se maravilhou com a simplicidade e elegância deste símbolo? Vamos lá!

 

A Mercedes-Benz nasceu devido à fusão de duas empresas automóveis alemãs: a Benz & Cie, fundada em Outubro de 1883 por Karl Benz (que foi o criador do primeiro automóvel do mundo!) e a Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG), fundada em 1890, por Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach. Tanto Benz como Daimler/Maybach construíam automóveis de luxo e alto desempenho. Nem Benz nem Daimler se conheciam um ao outro, no entanto, as duas empresas rivalizavam entre si.

 

Entretanto, como seria de esperar, cada empresa tinha o seu próprio logotipo. No caso da Benz & Cie, o logotipo consistia no nome “Benz” envolto numa roda mecânica, em 1903, tendo sido substituída por uma coroa de louros, em 1909:

Benz logotipo

Benz logotipo

 

Por outro lado, na Daimler, já após o falecimento de Gottlieb Daimler, o nome Mercedes acabou por ser adotado em 1901. Isto deveu-se ao facto de Emil Jellinek, um abastado empresário austríaco que fazia a distribuição de motores Daimler, ter insistido que queria dar o nome da sua filha, Mercedes Jellinek (que contava com apenas 11 anos) a uma encomenda de 36 carros que ele tinha feito à Daimler-Motoren-Gesellschaft. O pedido foi aceite, e eventualmente, a empresa alemã acabou por adotar o nome Mercedes para a produção dos seus automóveis. No ano seguinte, em 1902, foi adotado o primeiro logotipo para a Daimler/Mercedes:

Mercedes logo

 

Em 1909, a famosa estrela de três pontas passou a ser o novo logotipo da Daimler-Motoren-Gesellschaft, uma homenagem que os filhos do fundador quiseram fazer ao seu falecido pai. No início da sua carreira automóvel, Gottlieb Daimler desenhou numa fotografia uma estrela de três pontas sobre a sua propriedade em Colónia, Alemanha. Daimler prometeu à sua companheira que esta estrela subiria um dia gloriosamente sobre a sua casa. E não é que ele estava mesmo certo na sua promessa?

 

Mais tarde, em 1916, o logotipo da Daimler-Motoren-Gesellschaft sofreu novas alterações, desta vez colocar o nome Mercedes inscrito à volta da estrela de três pontas, com pequenas estrelas também de três pontas à volta do nome da empresa:

 

Após a Primeira Guerra mundial, a economia da Alemanha encontrava-se em mau estado, e a Daimler-Motoren-Gesellschaft e a Benz & Cie acabaram por perceber que sozinhas eram mais fracas, unidas eram mais fortes. Decidiram, por isso, fundir as duas empresas e unir esforços para salvar ambas as empresas. Juntas, conseguiram recuperar da crise em que estavam e voltarem mais fortes que nunca. Assim nasceu a Daimler-Benz AG, com acordo de darem o nome Mercedes-Benz aos seus automóveis, e para acompanhar essa fusão, um novo logotipo foi criado, mantendo os elementos de ambas as empresas:

Este logotipo ainda pode ser encontrado nos carros da atualidade, embora em cores diferentes da versão original de 1926:

 

Em 1933, o logotipo da recém criada Mercedes-Benz sofreu novas alterações, aproximando-se muito da versão que agora conhecemos. O único símbolo era a estrela de três pontas, minimalista, com um círculo à sua volta. Esta versão manteve-se até 1989:

 

Em 1989, foi decidido dar tridimensionalidade à estrela de três pontas, além de adicionar por baixo o nome Mercedes-Benz:

 

Em 2009, os designers da empresa decidiram dar ênfase ao nome da empresa, além de modificarem a estrela para ter uma aparência mais semelhante ao aço:

 

Por fim, é também dito que a estrela de três pontas pode significar a versatilidade da Mercedes-Benz no que toca à mobilidade – criando transportes que tanto se podem mover na água, ar ou terra. A verdade é que a estrela é icónica e intemporal, e é um símbolo inegável de luxo e conforto no mundo automóvel!

Já viu todos os Mercedes-Benz que temos à sua disposição? Qual o seu preferido?

 

26-02-2021